Taps: Lenda Urbana, Marcha Funebre, Militar, Ninar?

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fato:

É uma música de clarim da guerra civil, usada para expressar o fim de um dia de trabalho.

E em sua maneira, é uma canção de ninar, para dizer
aos soldados que tudo estava bem, e que era seguro descansar.

Atualmente é utilizada em funerais como uma mensagem, Descanse em Paz, você fez a sua parte, agora é conosco.


Lenda Urbana: 

Tudo começou em 1862 durante a Guerra Civil, quando do Exército da União Capitão Robert Ellicombe estava com seus homens perto Landing Harrison, em Virginia. O Exército Confederado estava do outro lado da estreita faixa de terra.

Durante a noite, o capitão Ellicombe ouviu o gemido de um soldado que estava mortalmente ferido no campo. Sem saber se era soldado da União ou confederado, o capitão decidiu arriscar sua vida e trazer de volta o homem ferido para um médico.

Rastejando em seu estômago através de tiros, o capitão chegou ao soldado ferido e começou a puxá-lo em direção ao seu acampamento. Quando o capitão finalmente chegou a suas próprias linhas, ele descobriu que era na verdade um soldado confederado, mas o soldado foi morto.

O capitão acendeu uma lanterna.
De repente, ele prendeu a respiração e ficou dormente com o choque. Sob a luz fraca, viu o rosto do soldado. Era o próprio filho. O menino estava estudando música no Sul, quando a guerra eclodiu. Sem dizer a seu pai, ele tinha se alistado no exército confederado.

Na manhã seguinte, desolado, o pai pediu permissão a seus superiores para dar ao filho um enterro completo militar, apesar de seu status de inimigo.

Seu pedido foi parcialmente concedido. O capitão perguntou se ele poderia ter um grupo de membros da banda do Exército para tocar um canto fúnebre para o filho durante o funeral.

O pedido foi recusado pois o soldado era um confederado. Por respeito ao pai, eles disseram que poderiam dar-lhe apenas um músico.

O capitão escolheu um corneteiro. Ele pediu ao corneteiro para tocar uma série de notas musicais que tinha encontrado em um pedaço de papel no bolso do uniforme de seu filho morto. Este desejo foi atendido. Esta música foi a melodia assombrosa que hoje conhecemos como "taps" que é usado em todos os funerais militares.

Toque:


Ouça:






Verdade:

A História verdadeira podem conferir nos links abaixo: fontes: 
http://www.snopes.com/music/songs/taps.asp
http://en.wikipedia.org/wiki/Taps
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Taps_music_notation.svg

1 comentários:

  • Fabio Perin

    Aqui tem a História Verdadeira (em inglês):

    http://www.snopes.com/music/songs/taps.asp
    http://en.wikipedia.org/wiki/Taps
    http://en.wikipedia.org/wiki/File:Taps_music_notation.svg