Outubro - Origem, fatos, links, oktoberfest, halloween...

sábado, 16 de outubro de 2010

 OUTUBRO


É o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em Março.



Veja abaixo o conteúdo completo com: Animação, BeatBox, Clip, Dica, Eventos, Halloween, Hot, Imagens, Links, Oktoberfest, Opinião, Piada, Poesia, StandUp Comedy, Tirinhas, Trailer, Twitter, Videos, WebCassetadas...


 Eventos Cíclicos:
12 de Outubro - Dia das Crianças no Brasil
12 de Outubro - Dia da Padroeira do Brasil
15 de Outubro - Dia do Professor (Brasil)
16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação
18 de outubro - Dia do Médico
24 de Outubro - Dia da Organização das Nações Unidas
31 de Outubro - Dia das Bruxas (Halloween)
31 de Outubro - Dia da Reforma Protestante
Mais curiosidades sobre o mês de outubro [AQUI] (site voce sabia)

 Oktoberfest:

A Oktoberfest é um festival de cerveja e uma feira de produtos e diversões celebrada originalmente em Munique (München), no estado da Baviera (Bayern), no sul da Alemanha, e disseminada por vários lugares do mundo. Em Munique, a Oktoberfest se inicia em meados de setembro e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de outubro - daí o nome Oktoberfest (Em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", festa ou festival). No Brasil o festival começou a ser realizado em 1976 em Itapiranga/SC, e hoje é realizado em Blumenau/SC, Santa Cruz do Sul/RS, Igrejinha/RS, Marechal Cândido Rondon/PR, Ponta Grossa/PR entre outras cidades.

A primeira Oktoberfest de Munique, em 1810, nada tinha a ver com a multidão de turistas, enormes canecos de cerveja e o parque de diversões da atual festa na capital da Baviera. Naquela época, foi instituída uma corrida de cavalos para comemorar o casamento do príncipe herdeiro Luís, mais tarde rei Luís I da Baviera,
A festa, para a qual estavam convidados todos os moradores de Munique, aconteceu num parque longe do centro, onde é realizado até hoje

O encerramento e ao mesmo tempo ponto alto da festa era a corrida de cavalos, com a presença da família real da Baviera. O enorme sucesso fez com que fosse marcada outra festa para Outubro do ano seguinte, e assim começou a tradição.

O festival de Munique é o maior do mundo. Anualmente, cerca de seis milhões de visitantes participam no festival e na feira em Munique.

No Brasil, a Oktoberfest chegou com a cultura dos imigrantes alemães. No início do século XX, diversas sociedades, como a SOGIPA de Porto Alegre, já promoviam a Oktoberfest. Contudo, foi na década de 1980 que as Oktoberfest se transformaram em grandes festas populares, com a criação das festas nas cidades de Blumenau(1984) em Santa Catarina e Santa Cruz do Sul(1985) e Igrejinha(1988) no Rio Grande do Sul.

Halloween:
No dia 31 de outubro comemora-se o Halloween, A Noite das Bruxas. Esta festa é muito tradicional nos Estados Unidos, sendo a maior festa comercial depois do Natal

Halloween é uma festa de mais de 2500 anos, da religiao Druida, de origem celta (que povoavam parte do norte da Europa e Ilhas Britânicas, Irlanda, Escócia, ...) eles tinham somente duas estações e celebravam o fim do ano quando acabava o verão, que para eles era no dia 31 de outubro.

Na passagem do Ano Novo eles celebravam o festival de "Samhain, o  Lorde da Morte (fim do verão, início do inverno). Os celtas pensavam que este dia os espíritos dos que haviam morrido no ano anterior voltavam para tomar os corpos dos vivos no ano que se iniciava. Essa era a última esperança de vida após a morte.

Os vivos que, logicamente, não queriam ser possuídos, deviam apagar o fogo das casas para que o ambiente se tornasse frio e indesejado. Além disso, as pessoas se vestiam com figuras assustadoras e desfilavam pelas redondezas fazendo muito barulho, colocavam nas casas objetos assustadores como, por exemplo, caveiras e ossos decorados.

Para levar a brasa da fogueira sagrada e acender o fogo das casas novamente, as pessoas usavam um nabo como suporte, como se fosse um lampião. Disso surgiu o costume irlandês de esculpir nabos e beterrabas para usar como lampiões ou lanternas, que representam as almas dos mortos, ou dos duendes que são libertados da condição de mortos. Quando os irlandeses foram para a América e descobriram a abóbora, passaram a usá-la por ser melhor e mais abundante.

 PUNPKINHEAD: essas assustadoras caras esculpidas em abóboras e iluminadas por dentro com uma vela, conhecidas pelo nome de Jack O'Lantern. Tornaram-se um dos maiores símbolos do halloween

GATO PRETO: de acordo com as crenças celtas, no dia do Samhaim, os espíritos de parentes e amigos podiam voltar no corpo de um animal, especialmente num gato preto. Por isso é outro símbolo famoso do Halloween.

FANTASIAS: Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos "disfarces", muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV, e além dos elfos e sidhs, hoje vale qualquer fantasia que represente personagem assustador.


Alguns fiéis, dotados de um espírito mais burlesco, costumavam adornar na véspera da festa de finados as paredes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para a tumba: papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses, leprosos, etc. (afinal, a morte não respeita ninguém).

TRICK OR TREAT: a tradição de pedir doces, o trick or treating, também tem origem em antigos costumes celtas. Na comemoração da última colheita, os celtas pediam comida de porta em porta para oferecer aos deuses. Os jovens percorriam a vizinhança e recolhiam madeira ou material inflamável com os quais faziam imensas fogueiras.

A frase é famosa: Trick or treat. Numa tradução livre, seria algo como "Travessuras ou gostosuras". Os vizinhos, sempre preparados para a ocasião, já colocam as gostosuras na sacolinha. Afinal, a ameaça está no ar: quem não der um treat – de preferência, doces –, corre o risco de receber um trick.
Hoje as crianças pedindo doces representam os sidhs que passavam do outro mundo para este nesta noite.

MESCLA: Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cria o Dia de Finados (2 de novembro) e o Papa Gregório IV transformou a celebração de Samhain para a comemoração do dia de todos os Mártires e mais tarde para o dia de Todos os Santos, passando do dia 13 de maio para 1º de novembro.
A noite anterior, 31 de outubro, a Vigília de Todos os Santos, ficou conhecida como Noite Sagrada: Hallow Evening → Hallowe'en → eventualmente encurtada para Halloween

Podemos dizer que desejar "FELIZ HALLOWEEN" é desejar que você fique livre dos maus espíritos que possam interferir no seu dia.
PORTANTO...

FELIZ HALLOWEEN

 Trailer: 
para quem está de saco cheio de vampiros:
#ficadica do filme: Os Vampiros que se Mordam






Opinião: 
Nova Repórter esportiva
Há tempos já no Brasil que a face do jornalismo esportivo femenino vem ganhando força, mas essa tendência é mundial, como mostra a reportagem sobre Ines Sainz Gallo.

Pro macharedo, unir esporte e mulheres bonitas: combinação perfeita; pra mulherada, oportunidade de mostrar que podem abocanhar (sem trocadilhos, por favor) esse mercado também, que antes era essencialmente masculino



veja a página com a reportagem completa (english) e fotos desta repórter [AQUI]





 Fails:






Cheerleaders Fail - imagens diversas [AQUI]
Fail Profissionais (JackAss-3D) [AQUI]
Video fail da patinação no gelo [AQUI]








 Imagens: 
Photoshop:

As mais perturbadoras imagens em Photoshop [AQUI]
Photoshop e Digital vectors [Cristiano Siqueira]
Pirates are realy cool [YOUROCK]
Se as famosas engordassem - Photoshop [Dumage]
Amazing art movies [Daniel Luvisi]
Funny Art [Visboo]
Famosos e seus "Avatar" [AQUI]
Caricaturas de Famosos  [AQUI]
Cartoons na vida real [AQUI]
Evolução de Logomarcas Famosas [AQUI]

 Links:
50 Celebridades quando novas [AQUI]
Os filmes mais "badasses" do mundo (english) [AQUI]




Gibi x Cinema [AQUI]









Hot:














A Blogueira mais Sexy do mundo [AQUI]  [AQUI] e [AQUI] Elly Tran Ha [o Facebook dela]
A Hacker mais sexy do mundo [AQUI] (Kristina Svechinskaya)
As 50 mais do Facebook [AQUI]
As 10 Robos que você namoraria (1) [AQUI]
As 10 Robos que você namoraria (2) [AQUI]

 Clips: 
Passarinho quer dançar, o rabinho balançar... Beyonce totalmente GUGU:




 Dicas: 

Como arrumar o Guarda Roupas: [Vilamulher]
Como organizar armários e gavetas [AQUI]

 StandUp Comedy: 


 Twitter: 
Hehe, a irmã de chucky o brinquedo assassino: RT @breakcom Somehow This Is Scarier Than ChuckyPicture http://brk.to/lo0

 Tirinhas: 
  

Piadas: 

TESTANDO O CARÁTER
Certa vez o dono de uma grande empresa resolve testar o carater de um de seus empregados, ele coloca 500 Reais a mais no salário, passou o mês e nada do empregado falar algo e devolver os quinhentos reais, ai o empresario pensou:
- Safado heim? Vou fazer o contrario agora, vou tirar quinhentos reais do salario dele, vamos ver como ele reage.
No dia seguinte o empregado entra rapidamente no escritorio do empresario e fala:
- Olha aqui doutor, fui no banco ontem receber o meu salário e estava faltando quinhentos reais, o que aconteceu?
O empresario responde:
- Ahá, seu safado, no pagamento anterior eu coloquei quinhentos reais no teu salario e tu não falou nada, e agora,o que tu me diz?
o empregado responde:
-Olha,um erro eu tolero, mas dois não!!!

O MELHOR ALIMENTO
O Pinto é o melhor alimento para as mulheres. Ele é o único completo..
Ele tem: Carne, leite, Ovos, E enche a barriga por 9 meses..

NONSENSE
O Joãozinho um dia pediu pro seu pai uma bicicleta:
- Pai me da uma bicicleta?
Seu pai respondeu:
- Mais você ja tem uma janela!
e o menino nunca mais tomou fanta laranja.

PELADA
Três caras foram jogar uma pelada no domingo de manhã.
- Rapaz, pra minha mulher deixar eu vir nessa pelada eu tive que dar uma dúzia de rosas pra ela.
- É mesmo? - o segundo comenta. - Eu comprei um anel de ouro, só assim ela me liberou.
- Comigo não teve nada disso - explicou o terceiro - Eu acordei, soltei um peidão, cocei o saco, mandei aquele arroto e perguntei pra minha mulher: futebol ou uma rapidinha? Ela olhou para mim e disse: "Peraí que eu vou pegar suas chuteiras."

BeatBox: 

 






Poemas-poesias: 

DA FELICIDADE
Quantas vezes a gente,em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!
 Mário Quintana

 Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.
William Shakespeare

A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro.

Platão

O Trágico Dilema
Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro.
Mário Quintana


Autodidata é um ignorante por conta própria.
Mário Quintana

Animação: 






WebCassetadas: 

 



fontes: http://www.supertextos.com http://pt.wikipedia.org http://www.wambie.com http://www.bairrovilaolimpia.com.br http://www.suapesquisa.com